Um Chocalho na Gata


Uma vez, os Ratos convocaram uma reunião para traçar um plano para se livrarem de sua inimiga, a Gata. Eles queriam pelo menos encontrar uma maneira de saber se ela estivesse chegando, para que tivessem tempo de fugir.

De fato, algo tinha de ser feito porque, por causa do medo constante de caírem nas garras dela, eles dificilmente saíam de suas tocas, fosse noite ou fosse dia.


Eles discutiram muitos planos, mas nenhum parecia adequado. Por fim, um ratinho muito jovem se levantou e disse:
- "Eu tenho um plano que pode parecer muito simples, mas tenho certeza de que vai funcionar. Tudo o que temos de fazer é pendurar um chocalho no pescoço da Gata. Quando a gente ouvir o chocalho bater, vamos saber imediatamente que nossa inimiga está chegando."

Todos os Ratos ficaram admirados de nunca terem pensado nisso antes. Enquanto eles se alegravam em rebuliço com grande ideia, um velho Rato se levantou e disse:


- "Eu diria que o plano do jovem Rato é muito bom. Eu só tenho uma pergunta: Quem coloca o chocalho no pescoço da Gata?"


Ensina que:

Uma coisa é dizer que algo deve ser feito.
Outra muito diferente é fazer esse algo.


Traduzido por Wisley Vilela
Esopo para Crianças
Disponível em inglês em http://read.gov/aesop/003.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Fazendeiro e a Serpente

As Moscas e o Pote de Mel

O Coelho e a Tartaruga