Postagens

Mostrando postagens de novembro, 2018

O Urso e os Dois Viajantes

Imagem
Dois homens estavam viajando juntos quando, do nada, surgiu um urso no meio do caminho deles. Um dos homens rapidamente trepou em uma árvore e se escondeu entre os galhos. O outro, vendo que seria atacado, se jogou deitado ao chão. Quando o urso se aproximou e o apalpou com o focinho, e o cheirou todo, ele prendeu o fôlego e se fingiu de morto o melhor que pode. O urso logo o deixou, pois ele não atacaria um corpo morto. Quando o urso já se tinha afastado o bastante, o outro viajante desceu da árvore e perguntou em tom jocoso ao companheiro de viagem o que o urso tinha sussurrado em seu ouvido.  -- Ele me deu este conselho: nunca viaje com um amigo que foge em face do perigo. O infortúnio testa a sinceridade dos amigos. Traduzido por Wisley Vilela . 

O Cachorro na Manjedoura

Imagem
Um cachorro se coloca na manjedoura e, rosnando e latindo, impede que os bois comam o feno colocado ali para eles. -- Que cachorro egoísta, disse um deles a seus companheiros. Ele mesmo não pode comer feno. Ainda assim, não deixa que o comam aqueles que podem. Egoísmo e inveja cultivados induzem esforços insanos para impedir a felicidade alheia. Traduzido por Wisley Vilela

A Tartaruga e a Águia

Imagem
A Tartaruga , preguiçosamente aquecendo-se ao sol, lamentou para as gaivotas sobre seu duro destino, que ninguém a ensinava a voar. Uma Águia , pairando ali por perto, ouviu os lamentos da Tartaruga e perguntou que recompensa a Tartaruga lhe daria, se ela a erguesse e a fizesse flutuar no ar.  -- Eu lhe darei todas as riquezas do Mar Vermelho, disse a Tartaruga.  -- Então, vou te ensinar a voar, disse a Águia. Tomando a Tartaruga em suas garras e a levantando alto quase até as nuvens, a Águia repentinamente a soltou, e ela foi cair em uma majestosa montanha, espatifando seu casco na queda. Na hora da morte, a Tartaruga exclamou: -- Eu mereci este destino. O que tinha eu que ver com asas e nuvens, eu que mal me movia na terra? Se tivessem tudo o que quisessem, os homens com frequência achariam a ruína.  Tradução: Wisley Vilela Texto original: